Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês

ABSG-B&W

Serviços

Levantamento perimetrais

O conhecimento dos limites de propriedade e a sua delimitação é um passo fundamental para a elaboração de cadastro predial, e identificação geracional da propriedade, seja ela privada ou comunitária.

O Agrupamento possui meios técnicos e materiais capazes de dar resposta às solicitações para trabalhos de levantamento perimetral e parcelar, com a precisão adequada aos espaços agro-florestais.

Cartografia

O Agrupamento disponibiliza os meios para trabalhos complexos como a agregação de informação em ambiente SIG, e a elaboração de base de dados em projetos SIG de acordo com as necessidades do requerente.

Também disponibiliza os seus serviços na produção e impressão de mapas temáticos, como por exemplo a elaboração de plantas de localização e identificação de propriedades.

Inventário

O conhecimento do património florestal e sua quantificação ajuda à tomada de decisão sobre as ações a realizar numa determinada área. O Agrupamento presta serviços para a realização de:

– Inventário Florestal: identificação das espécies e determinação de parâmetros dendrométricos (volume, área basal, densidade, etc.);

– Cálculo de biomassa: quantificação da disponibilidade de biomassa, seca ou em verde, em espaços florestais
– Cálculo da capacidade de retenção de carbono: quantificação da capacidade de retenção de
carbono em áreas florestais;
– Inventário fitossanitário: identificação de pragas e doenças em áreas florestais e sua georreferenciação.

BUPI

O BUPi veio reforçar a necessidade de registar ou atualizar os prédios rústicos.

O Agrupamento disponibiliza os seus serviços para a produção de informação para o registo predial ou sua atualização nas Finanças, bem como presta serviços ao nível da identificação e medição das áreas dos prédios rústicos e sua incorporação no BUPi.

www.bupi.gov.pt

Parcelário

O Agrupamento é sala de parcelário desde 2020, onde disponibiliza todos os serviços inerentes a uma sala de parcelário, nomeadamente ao nível de:
– Criação e alteração de IB;
– Criação e alteração de parcelário;
– Atualização da ocupação do solo;
– Integração de polígonos de investimento.

 

 

Dias   de Atendimento: Segunda-Feira e Quarta-feira
Horário – 09.30 -13.00 / 14.00 -18.00

Localização: Av. São Bento da Porta Aberta nº 566, 4845-024 Rio Caldo

https://www.ifap.pt/parcelario

Projetos

Muitas vezes o desconhecimento de financiamento leva ao aumento do absentismo da gestão florestal, por esta ser incomportável financeiramente. O Agrupamento identifica quais os avisos abertos e adequados a cada necessidade, promove as candidaturas e ajuda à sua execução, acompanhando o processo desde o seu início, até ao seu término para garantir o cumprimento de todas as suas etapas por parte do beneficiário.