Skip to main content

Biodiversidade

As áreas do Agrupamento conservam uma grande diversidade de espécies florestais de alto valor de conservação como o Carvalho-negral (Quercus pyrenaica), Carvalho-alvarinho (Quercus robur), Sobreiros (Quercus suber), Teixos (Taxus baccata), Pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris) e Bétulas (Betula celtiberica).
No que se refere à fauna, os ecossistemas presentes são refúgio para emblemáticas espécies de mamíferos como o lobo-ibérico (Canis lupus), o corço (Capreolus capreolus) sendo esta espécie emblema do PNPG e a cabra-montesa (Capra pyrenaica). O território é, também, enriquecido pela presença do lagarto-de-água (Lacerta schreiberi), da víbora-cornuda (Vipera latastei), da rã-ibérica (Rana iberica), da salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica).
Para além disso, encontram-se habitats classificados tais como: 7140-Turfeiras de transição e turfeiras ondulantes, 9230-Carvalhais galaico-portugueses de Quercus robur e Quercus pyrenaica, e 9580-Florestas mediterrânicas de Taxus baccata.

O Agrupamento tem 5 comunidades locais com certificação FSC® dos Serviços dos Ecossistemas da Manutenção da Biodiversidade.

Comunidade Local de Fafião

SE1. Conservação das características florestais naturais

383 hectares

Comunidade Local de Pincães

SE1. Conservação das características florestais naturais

61 hectares