Os sapadores florestais são profissionais fundamentais na gestão e defesa da floresta, uma vez que a sua atuação combina a prevenção e combate aos incêndios rurais com a gestão sustentável do património florestal.
Além de serem a primeira linha de intervenção nos incêndios rurais, os sapadores desempenham um importante trabalho de silvicultura preventiva como a gestão de combustíveis (limpeza de matos), a manutenção de faixas de proteção e a realização de fogo controlado em áreas de risco.
Dedicam-se também a ações de fitossanidade, como o controlo de pragas e doenças, beneficiação de infraestruturas rurais e apoio a trabalhos de reflorestação.
O ABSG faz o acompanhamento de 4 Equipas de Sapadores Florestais (eSF’s) que diariamente trabalham para a gestão florestal eficiente e para a proteção do território florestal dos nossos associados. Nomeadamente, as equipas 05-112 de Rio Caldo, 05-113 de Vilar da Veiga, 06-118 de Cabril e 07-118 de Fafião.
No âmbito das suas funções, realizam as seguintes atividades:
- Sivicultura preventiva através da gestão de combustível florestal;
- Manutenção e proteção de povoamentos florestais;
- Instalação, manutenção e beneficiação de infraestruturas (ex: caminhos, estradões) para apoio à defesa da floresta e gestão rural;
- Vigilância, primeira intervenção e apoio ao combate a incêndios rurais, apoio a operações de rescaldo e vigilância ativa pós-rescaldo.