O pastoreio extensivo, sistema que se caracteriza por manter o gado em grandes áreas de montanha onde os animais têm liberdade para se alimentarem da vegetação disponível, é uma constante na área associada do Agrupamento pelo que necessita de uma gestão diferenciada.
Os nossos associados utilizam a vezeira que corresponde a um sistema tradicional secular de pastoreio extensivo comunitário, onde cada comunidade se organiza para partilhar as responsabilidades e recursos do pastoreio – em vez de cada família pastorear o seu próprio gado individualmente, o gado de várias famílias da comunidade é reunido e vigiado pelo(s) vezeireiro(s). Assim, durante o verão, os animais pastam nas áreas mais elevadas da serra e, com a chegada das temperaturas mais baixas, são movidos para pastos próximos às povoações.
Existem 7 vezeiras no nosso Agrupamento, que representam um pilar económico e cultural para as nossas comunidades locais.
Para garantir a sustentabilidade desta atividade, o ABSG apoia na gestão adequada das pastagens, auxiliando na definição das áreas mais vantajosas para o pastoreio e quais as intervenções necessárias a realizar. Isso pode ser feito através de controlo motomanual, controlo mecânico ou fogo controlado. O principal objetivo do maneio dessas áreas, realizado preferencialmente no inverno, é a renovação de pastagem.