A criação de animais em regime de montanha é um sistema de pastoreio tradicional e muito importante nas nossas serras, no qual os animais permanecem livres por boa parte do ano. Durante o verão, eles pastam nas áreas mais elevadas da serra e, com a chegada das temperaturas mais baixas, são movidos para pastos próximos às povoações. Essa prática é um pilar econômico e cultural para os nossos associados.
Para garantir a sustentabilidade dessa atividade, oferecemos apoio na gestão das pastagens, ajudando a definir as melhores áreas e as intervenções necessárias. Isso pode ser feito através de controlo motomanual, controlo mecânico ou fogo controlado. O principal objetivo dessas ações, realizadas preferencialmente no inverno, é renovar a pastagem e manter as condições ideais para a criação dos animais.
Vezeiras
Existem 7 vezeiras no nosso Agrupamento o que reforça a importância da gestão das pastagens
Um sistema de produção de gado em vezeira é uma prática tradicional e comunitária de pastoreio, onde os rebanhos de vários proprietários se juntam para serem pastoreados em terrenos comuns, com os pastores a revezarem-se.
Este sistema baseia-se na cooperação entre os criadores, que partilham a responsabilidade do acompanhamento dos animais. Os donos dos animais deslocam-se para permanecer na serra alta com a tutela dos animais durante um determinado número de dias, alternados em ciclos, conforme a quantidade de animais que possuem.
Sementeira, Segada, Malhada e Carrejada
Antes da descida dos animais, a comunidade sobe à serra para cultivar o centeio que hiberna no meses mais frios e desperta na primavera. Quando atinge a maturação, passando do verde ao amarelo, é chegada a altura da segada, o corte do centeio no campo.
Depois de feita a colheita do centeio, chega o momento de separar o grão da palha. A comunidade pega nos malhos, um instrumento agrícola que serve para bater o centeio separando o grão da palha, dando início à malhada.
Ao fim da malhada é necessário trazer a semente, a palha, o colmo e as alfaias. Material que é carregado serra abaixo às costas de homens, mulheres e animais. A este percurso é que se chama “carrejada”.





