A promoção das boas práticas ambientais, sociais e económicas em prol da sustentabilidade florestal dos territórios comunitários é política deste Agrupamento de Baldios.
No ABSG entendemos a gestão florestal como a arte de otimizar o uso dos recursos naturais para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável. Tendo em conta o cenário atual, onde os recursos florestais são cada vez mais valiosos e escassos, a nossa abordagem baseia-se na utilização racional e consciente dos ecossistemas.
Procuramos diariamente um equilíbrio entre atender às necessidades atuais da sociedade e garantir a conservação das florestas para as gerações futuras. O nosso compromisso é com a vitalidade e sustentabilidade dos recursos florestais, assegurando que a produção dos mesmos seja mantida a um ritmo que permita a sua constante renovação.

Gestão de Povoamentos Florestais
A gestão dos povoamentos florestais corresponde a um conjunto de práticas e técnicas silvícolas aplicadas ao longo do tempo para conduzir a floresta a um determinado objetivo.
A definição das funções dos espaços florestais e, por conseguinte, dos povoamentos florestais, determina o tipo e a intensidade de intervenções a realizar.
No ABSG ajudamos os nossos associados na realização de operações de desramação, podas de formação, redução de densidades, desbastes e quando necessário adensamentos com espécies autóctones. O nosso planeamento e intervenção florestal contínuos visam a produção de madeira, mas também a saúde e a sustentabilidade de todo o ecossistema.

Gestão de Combustíveis
A gestão de combustível é uma das ferramentas mais importantes na prevenção de incêndios rurais. Essencialmente, consiste na remoção ou modificação estratégica de material vegetal que pode arder – o combustível.
O objetivo principal não é apenas evitar que o fogo inicie, mas, principalmente, criar descontinuidade na vegetação, seja na horizontal (distância entre árvores e arbustos) ou na vertical (distância entre o solo e as copas) para reduzir a sua intensidade e velocidade de propagação caso ocorra fogo.
Auxiliamos à tomada de decisão sobre qual o processo de gestão de combustível mais adequado ao espaço a intervencionar, seja para fins de produção de material lenhoso, proteção de pessoas e bens ou renovação de pastagens.

Gestão Florestal Certificada

A certificação florestal é um mecanismo de evidência que atesta que a gestão realizada num determinado local é ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa. A certificação é voluntária e promove a conservação florestal através do cumprimento de padrões ambientais e socioeconômicos auditados por terceiros.
A certificação garante também a existência de um plano de gestão florestal enquadrado, que cumpre a legislação e adaptado à zona onde será aplicado. Os sistemas de certificação mais difundidos em todo o mundo são o FSC – Forest Stewardship Council® e o PEFC – Programme for the Endorsement of Forest Certification. Os critérios para a gestão florestal sustentável definidos pelos sistemas de certificação e as suas alegações são alvo de periódicas auditorias para aferição do seu cumprimento.
Dos nossos 8 associados, 6 apresentam gestão florestal certificada via PEFC e FSC®, direcionada sobretudo para a manutenção dos espaços florestais e silvícolas, o aproveitamento da regeneração natural, o controlo de espécies invasoras lenhosas e defesa da floresta contra incêndios.