Skip to main content

Comunidade Local dos Baldios de Fafião

Localização: Cabril, Montalegre, Vila Real

Área:2.083,83 hectares

Localizada em terra de Lobos, a Comunidade Local de Baldios de Fafião, encontra-se totalmente inserida em PNPG, com a particularidade do seu território de estender por 2 distritos de Braga e Vila Real.
Com uma extensão que vai desde o rio Cávado a Sul, até às Fichinhas a Norte, a sua gestão é feita exclusivamente pelos seus compartes, através do seu Conselho Diretivo.

Caracterização e gestão

Esta Comunidade Local é caracterizada pelos seus povoamentos de Pinheiro-bravo que percorrem áreas entre o rio Cávado e o Curral de Pinhô até à Roca das Cabreiras. A floresta de folhosas encontra-se mais a Sudeste, junto ao Rio de Fafião, onde na encosta localizada na freguesia de Cabril poderemos encontrar Medronhal e Carvalhal (Carvalho alvarinho e negral), e na encosta na freguesia de Vilar da Veiga, encontramos mais de 50 hectares de povoamento adulto de sobreiro, que ainda não se encontra explorado.
A gestão do baldio incide sobretudo na exploração de povoamentos de Pinheiro-bravo, na valorização e proteção de povoamentos de folhosas e resinosas, no aproveitamento da regeneração natural de Pinheiro-bravo e Medronheiro e na gestão e renovação de pastagens. A manutenção de áreas de proteção, em especial junto da aldeia é uma preocupação desta Comunidade Local. Para a operacionalização destas ações, a Comunidade Local conta com a eSF 07-118, da qual é entidade gestora.

Turismo e Lazer

Esse baldio consta com uma diversidade de trilhos, as etapas 14 e 15 da Grande Rota 50 Peneda-Gerês, o PR1 de Montalegre – Trilho do Pão e do Azeite, o Trilho da Vezeira e o do trilho de Medronhal.
Destaca-se também o nesta Comunidade Local o miradouro de Fafião, local onde milhares de pessoas passam anualmente, e onde além da aldeia, se pode ver o Fojo de lobos de Fafião.
Adicionalmente ao Fojo, abriga uma série de infraestruturas tradicionais como  as Silhas de ursos e Cabanas de abrigo.
As águas limpas e transparentes do Poço verde, a Ponte da Pigarreira e os maciços rochosos como a Rocalva são outras maravilhas que podemos desfrutar deste baldio.
Em julho, esta Comunidade Local convida à participação no festival “Aldeia de Lobos”!