Skip to main content

Comunidade Local dos Baldios de Cabril

Localização: Cabril, Montalegre, Vila Real 

Área: 4.049,46 hectares

É na freguesia de Cabril que encontramos o nosso associado com maior área. Os seus cerca de 4.049,46 hectares estendem-se desde a barragem de Salamonde até à fronteira com Espanha, nas Minas dos Carris.
A gestão desta Comunidade Local, integralmente inserida em PNPG, é feita em consociação entre os compartes, via Conselho Diretivo, e o Estado, via ICNF, I.P..
Possui uma área florestada que assenta maioritariamente em povoamentos puros e mistos de pinheiro bravo e medronheiro, embora também se verifique a presença de povoamentos de carvalhos, sobreiros e núcleos de bétulas mais a Norte.

Caracterização e gestão

Possui uma área florestada que assenta maioritariamente em povoamentos puros e mistos de Pinheiro-bravo e Medronheiro, embora também se verifique a presença de povoamentos de Carvalhos, Sobreiros e núcleos de Bétulas mais a Norte.
O pinhal localiza-se sobretudo limítrofe à aldeia de São Ane, seguindo na encosta até à fronteira com a Comunidade Local de Pincães. Também se verifica uma forte presença de pinhal nas áreas localizadas em frente à praia fluvial da Barca. Os povoamentos de Medronheiro ocorrem com maior frequência em estado puro na encosta de São Lourenço até ao rio Cávado.
Esta Comunidade Local possui a sua gestão florestal certificada via PEFC e FSC®, e as suas atividades assentam sobretudo na valorização de povoamentos de pinhal e medronhal, no aproveitamento da regeneração natural, na manutenção de caminhos e na gestão de pastagens. Para a operacionalização destas ações, a Comunidade Local conta com a eSF 06-118, da qual é entidade gestora.

Turismo e Lazer

Ao nível de pontos de interesse e locais visitáveis, desde logo identificamos o complexo mineiro abandonado das Minas dos Carris, cuja visitação tem condicionalismos via PNPG. A Sul temos a Praia Fluvial da Barca, um local ideal para bons mergulhos e um momento de relaxamento, dotada com um parque de merendas. Destaca-se ainda nesta Comunidade Local locais de interesse natural como o Teixo centenário, os Poços Verde de Sobroso.
A nível das infraestruturas tem-se o Miradouro de Xertelo, os Fojos do lobo de Xertelo e Alcântra, a Silha dos ursos de Cadeiró ou o Santuário da Nossa Senhora das Neves, mas atenção que alguns são visitáveis apenas sob autorização prévia.
Os amantes das caminhadas podem percorrer as etapas 15 e 16 da GR 50 Peneda-Gerês, o PR 9 Montalegre – Trilho dos Poços Verdes de Sobroso e o Trilho de São Lourenço.
Esta Comunidade Local preserva muito das suas tradições, pelo que todos os anos atividades como as Carrejadas, passeios pedestres e convívios que fortalecem o espírito comunitário desta Comunidade Local.