LifeNet – Geomancy & Transformation
Helle Helborg nasceu em 1952 numa aldeia rural da Dinamarca onde cresceu.
Nos anos 90 mudou-se para a Suécia onde trabalhou na co-criação de uma Formação\Seminário de Euritmia para professores de ginástica das Escolas Waldorf.
No ano 2000 fez iniciou-se em Geomancia, trabalhando com os níveis mais profundos e invisíveis da paisagem, continuando até aos dias de hoje como artista, trabalhando com Land Art, Cosmogramas, Cosmogramas Corporais e Instalações na Paisagem atravez da Dança e do Som Vocal.
A obra de Helle Helborg, criada a convite dos Seminarios Caminhados de 2023, para uma Residência Artistica, intitula-se: “Nutrindo a Essência da Paisagem – Nursering the Essence of The Landscape”. Consiste numa peça de Pedra Calcária onde foi esculpido um Cosmograma em baixo relevo.
Para se compreender o resultado físico desta peça, é necessário conhecer em que consiste um Cosmograma – uma forma de linguagem que transcende o entendimento Humano de comunicação, para se fazer comunicar com os Reinos Animais, Vegetais e Minerais. São mensagens inscritas numa linguagem universal com o intuito de fortalecer, harmonizar e dinamizar as Paisagens.
Toda a concepção do Cosmograma foi criada a partir de um extenso e longo trabalho de identificação e exploração na Paisagem, no entorno geográfico da Aldeia do Campo do Gerês e do seu Monte. Neste trabalho de prospeção telúrico foram identificados lugares específicos na Paisagem que têm uma interação telúrica mais “forte” ou mais importante na dinamização energética e é sobre estes locais que se inserem conscientemente peças escultóricas de interação, ou outros, como podem ser os Cosmogramas.
A peça “Nutrindo a Essência da Paisagem”, é uma “Linthopunctura” que faz referência a um local específico no Monte do Campo do Gerês – A Boca do Rio – local onde nasce o Rio da Aldeia do Campo, o Rio Rodas e onde energeticamente nasce também a energia nutritiva da Aldeia.
A peça foi colocada com o intuito de dinamizar essa força nutritiva e o local escolhido foi um ponto telúrico fractal ao local da Boca do Rio que se situa no Cruzeiro, na entrada da Aldeia do Campo do Gerês.
A vinda da Helle Helborg ao Campo do Gerês é também um exemplo de comunhão e colaboração entre entidades, pois correspondeu a uma iniciativa da associação Rural Vivo, inserida no Projecto Aldeias Criativas – Satélites Culturais e aos propósitos dos Seminários Caminhados. Da sua criação em Campo do Gerês resultou outra peça, também ela um Cosmograma numa pedra de calcário e inserida na paisagem como “Linthopunctura”, intitulada “Abertura da Coroa – Crown Opening”, e está situada na extrema de uma propriedade privada no local de Porto Moinhos. É igualmente um local fractal com um outro ponto da paisagem, neste caso um local situado no meio da Serra do Gerês conhecido como Cagarouço ou Absedo.