Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês

ABSG-B&W

Valorização Ambiental - Ação de Voluntariado de Controlo de Invasoras na Serra do Gerês

O Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês em conjunto com a fundação Montescola e a Associação À Escuta, realizou no passado fim-de-semana (25 e 26 de fevereiro) uma ação conjunta de voluntariado para o controlo de invasoras na Serra do Gerês (dia 25), e controlo de áreas de eucaliptais em Comunidade do Monte Veciñal en Man Común Serra do Xurés-Riocaldo em Lobios (Galiza – dia 26).

No dia 25 fomos acordados com um pequeno nevão na freguesia do Campo do Gerês, que proporcionou um excelente momento fotográfico, bem como diversão para os mais pequenos presentes. Também incentivou à alteração dos planos, antecipando-se para a manhã o seminário dirigido pela Doutora Elizabete Marchante (Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra), direcionado para as boas práticas com invasoras nos terrenos comunitários. Neste seminário os participantes tiveram a oportunidade de conhecer algumas espécies de plantas invasoras que existem no nosso País e compreender quais os métodos de controlo recomendados e qual o modo de atuação mais eficaz.

Da parte de tarde teve início os trabalhos, onde o descasque e o arranque foram os métodos mais eficazes para o controlo de mimosas numa das áreas afetadas da comunidade local de Campo do Gerês.

No dia 26 os trabalhos foram realizados no outro lado da fronteira na zona galega de Lobios.

Esta atividade foi financiada pelo Fundo Ambiental e pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e contou com o apoio da associação de Compartes de Campo do Gerês, das empresas Keen Tours e Parque Cerdeira, da associação Gerês Viver Turismo da Câmara Municipal de Terras de Bouro e da BALADI.

Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Terras de Bouro, pela cedência do museu Etnográfico de Vilarinho da Furna para a realização do seminário, e à Junta de Freguesia de Campo do Gerês pela cedência da escola, onde foi servido o almoço.

 

Foram dois dias de muita partilha de conhecimento, onde a neve, o frio e a chuva não travaram o sucesso das ações realizadas!

 

Venham as próximas!!

Financiado por:

Com o apoio: