Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês

ABSG-B&W

V Jornadas Técnicas sobre os Carvalho

Nos dias 25, 26 e 27 de novembro realizaram-se as V Jornadas Técnicas sobre os Carvalhos, em Campo do Gerês, sendo o tema desta edição Biodiversidade, onde levaram os participantes a perceber a importância da floresta nativa e de tudo aqui que a envolve.

Foram 3 dia enriquecedores, recheados de muita informação e partilha, com um leque de convidados muito diverso, que permitiu analisar diferentes espécies e habitats existentes naquele espaço de análise, e com isto analisar a simbiose importante que existe entre os Carvalhos, e também outras espécies de flora autóctone com as restantes espécies existentes.

Uma experiência bastante didática e onde os anfiteatros naturais foram o palco principal escolhido.

 Os modelos jurídicos e de gestão do património natural foram também debatidos.

No final houve o tradicional “caldo no pote”, feito de forma tradicional e que nos remontam a memorias antigas e que sem dúvida foi a cereja n topo do bolo do sucesso desta edição.

A quinta edição resultou duma organização conjunta entre várias entidades, nomeadamente o Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês, a Associação de Compartes de Campo do Gerês, a UTAD, a AMO Portugal, a Sociedade Portuguesa de Ecologia, a LIPOR e a Ordem dos Engenheiros Região Norte, com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro e da Federação Nacional, da OKGuide, da água do Fastio e da Delta.

Para ver a notícia mais completa aceda ao link abaixo descrito:

https://baldiosgeres.pt/jornadascarvalhos/blog/v-edicao-2022/