Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês

ABSG-B&W

REACT Fafião

Encontra-se em fase de execução a candidatura n.º 181710 ao Aviso 12/REACT-EU/2021 – Gestão do combustível dos territórios submetidos ao Regime Florestal, na Comunidade Local dos Baldios de Fafião.

Após um período de auscultação do mercado, prevê-se que a execução das ações aprovadas se iniciem em janeiro de 2023, cujas ações silvícolas consistem em operações específicas para revitalização de povoamento adulto de sobreiro, e outras espécies autóctones.

São mais de 60 hectares a serem intervencionados durante o ano de 2023, em ações generalizadas de controlo de vegetação espontânea, e ações específicas de podas e desramações, de forma a aumentar a resiliência de territórios florestados em regime florestal e em pleno PNPG, bem como aumentar a suas potencialidades no aproveitamento de outros recursos.

Paralelamente serão beneficiados mais de 8,5 Km de rede viária florestal, melhorando a acessibilidade aos povoamentos, garantindo melhores condições de exploração e visitação.

Esta ações,financiadas pelo COMPETE2020, vão igualmente contribuir para o compromisso da Comunidade Local no que respeita ao compromisso assumido decorrente da sua certificação FSC® em serviços do ecossistema, nomeadamente ao nível da conservação da biodiversidade.