Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês

ABSG-B&W

REACT Ermida

Encontra-se em fase de execução a candidatura n.º 181708 ao Aviso 12/REACT-EU/2021 – Gestão do combustível dos territórios submetidos ao Regime Florestal, na Comunidade Local dos Baldios da Ermida.

Após um período de auscultação do mercado, prevê-se que a execução das ações aprovadas se iniciem em janeiro de 2023, cujas ações silvícolas consistem em operações específicas para controlo de mais de 50 hectares de invasoras lenhosas (mimosa e austrália), e operações de revitalização mais de 60 hectares de povoamentos ocupados por espécies autóctones, como o medronheiro, o carvalho (alvarinho e negral), e o pinheiro bravo.

Ao nível do controlo de invasoras lenhosas, pretende-se uma intervenção inicial “musculada”, tendo sempre como objetivo a reconversão das áreas afetadas em povoamentos autóctones. Este controlo será uma etapa inicial de um longo processo de controlo de invasoras.

Relativamente aos povoamentos autóctones, pretende-se através de operações como o controlo de vegetação natural, podas e desramações melhorar o estado dos povoamentos, aumentando igualmente a sua resiliência e capacidade produtiva.

Paralelamente serão beneficiados mais de 15,5 Km de rede viária florestal, melhorando a acessibilidade aos povoamentos, garantindo melhores condições de exploração e visitação.

Com estas ações financiadas pelo COMPETE 2020, a Comunidade Local dos Baldios da Ermida pretende aumentar a resiliência de parte do seu território, em especial contra agentes bióticos e abióticos, como o são as invasoras lenhosas e os incêndios rurais.