O projeto REACT – Candidatura POCI-07-62G4-FEDER-181708, da Comunidade Local dos Baldios da Ermida teve os trabalhos de execução silvícola iniciados em abril de 2023, tendo sido terminados a 31 de dezembro de 2023, cumprindo os pressupostos do contrato.
Decorrente da candidatura aprovada, foram executadas ações de controlo de vegetação espontânea, redução de densidades, desramação e podas de formação em cerca de 60,74 hectares de povoamentos de pinheiro bravo, maioritariamente proveniente de regeneração natural, e povoamento de medronheiro.
Foram implementadas ações de controlo de invasoras lenhosas (acácias e austrálias) em cerca de 35,12 hectares. Estas ações pretendem ser o início de uma reconversão de povoamentos de invasoras lenhosas em floresta autóctone.
Foram também melhorados cerca de 15,82 Km de rede viária florestal, essencial para o acesso aos povoamentos, quer para garantir boa acessibilidade nas intervenções de beneficiação, quer nas ações de prevenção e combate a incêndios rurais.
Paralelamente, foram alvo de estudo/revisão:
– Atualização do Plano de Gestão Florestal da UB da Ermida;
– Elaboração de plano de monitorização da fitossanidade (pragas e doenças) nas áreas intervencionadas pós projeto;
– Estudo sobre a capacidade de armazenamento de carbono nas áreas intervencionadas no fim do projeto e estimativa para 20 anos;
– Estudo sobre a capacidade de produção de resina nas áreas resinosas intervencionadas.
Este projeto contou com um apoio de quase 250.000 € do programa REACT-EU, que foram integralmente investidos.
Continuaremos a monitorizar a evolução das áreas intervencionadas, de forma a que este investimento seja o início de algo maior, onde a conservação de proteção de povoamentos autóctones e de habitats em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, bem como a continuidade de ações de controlo de invasoras lenhosas.