Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês

ABSG-B&W

REACT da Comunidade Local dos Baldios de Cabril

O projeto REACT – Candidatura POCI-07-62G4-FEDER-181709, da Comunidade Local dos Baldios de Cabril teve os trabalhos de execução silvícola iniciados a 27 de março de 2023, tendo sido terminados a 31 de dezembro de 2023, cumprindo os pressupostos do contrato.

Deste modo, foram executadas ações de:

– Aproveitamento de Regeneração Natural – Gestão de combustíveis 111,45 ha;

– Aproveitamento de Regeneração Natural – Desramação 111,45 ha;

– Aproveitamento de Regeneração Natural – Podas de formação 97,19 ha;

– Aproveitamento de Regeneração Natural – Redução densidade excessiva 25,39 ha.

As ações tiveram incidência em áreas provindas de regeneração natural pós incêndios nos últimos 10 anos, em povoamentos autóctones, puros ou mistos de medronheiro, pinheiro bravo e carvalhos.

Foram também melhorados cerca de 3,77 Km de rede viária florestal, essencial para o acesso aos povoamentos, quer para garantir boa acessibilidade nas intervenções de beneficiação, quer nas ações de prevenção e combate a incêndios rurais.

Paralelamente foi efetuado processo de diagnóstico de potencialidade de produção e utilização de fruto de medronheiro nas áreas intervencionadas.

Este projeto contou com um apoio de mais de 240.000 € do programa REACT-EU, que foram quase integralmente investidos. Devido a incêndio ocorrido imediatamente antes do início dos trabalhos, não foram executados cerca de 2,5 hectares, cifrando-se o grau de execução físico das áreas propostas de 97,7%.

Continuaremos a monitorizar a evolução das áreas intervencionadas, de forma a que este investimento seja o início de algo maior, onde a conservação de proteção de povoamentos autóctones e de eventuais habitats em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, certificados ao nível da sua gestão florestal e em breve dos seus serviços do ecossistema, continue em evolução e em equilíbrio com a população local.