Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês

ABSG-B&W

REACT-Cabril

Encontra-se em fase de execução a candidatura n.º 181709 ao Aviso 12/REACT-EU/2021 – Gestão do combustível dos territórios submetidos ao Regime Florestal, na Comunidade Local dos Baldios de Cabril.

A candidatura, integralmente operacionalizada em áreas ardidas nos últimos 10 anos, prevê o aproveitamento de regeneração natural de pinheiro bravo e medronheiro, em povoamentos puros ou consociados, através da gestão de combustível, desramação e podas na espécie folhosa.

São mais de 110 hectares de floresta autóctone a ser alvo de intervenções específicas de modo a aumentar a resiliência de territórios florestados em regime florestal e em pleno PNPG, bem como aumentar a suas potencialidades no aproveitamento de outros recursos, seja através do aproveitamento do fruto de medronheiro, ou aproveitamento de resina, ou madeira de pinheiro bravo para fins que não a serração.

Serão igualmente beneficiados cerca de 3,77 km de rede viária florestal melhorando assim a acessibilidade aos povoamentos, garantindo melhores condições de exploração e visitação.

As ações de operacionalização já iniciaram, de modo a melhorar o estado de conservação dos povoamentos, e aumentar a sua resiliência para os meses mais quentes que se aproximam.

Esta ações, financiadas pelo COMPETE2020, vão igualmente contribuir para o compromisso da Comunidade Local no que respeita ao compromisso assumido decorrente da sua certificação da gestão florestal em PEFC e FSC®.