Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês

ABSG-B&W

REACT DAS COMUNIDADES LOCAIS DE CABRIL, ERMIDA E FAFIÃO

Veja o ponto de situação de cada um !!!

REACT CABRIL

O projeto REACT – Candidatura POCI-07-62G4-FEDER-181709, da Comunidade Local dos Baldios de Cabril, decorre a um ritmo aceitável, com cerca de 50 hectares intervencionados em povoamentos de pinheiro bravo e medronheiro provenientes de regeneração natural pós incêndios rurais ocorridos na última década.
Deste modo, dos cerca de 114 hectares propostos a candidatura, estão executadas cerca de 44% das ações previstas na candidatura para os povoamentos de espécies autóctones.
Verifica-se uma boa resposta dos povoamentos às intervenções de controlo de vegetação espontânea e podas/desramações realizadas, com especial enfoque na espécie de medronheiro onde o retirar de ramos secos e mortos tem tido uma resposta muito boa do desenvolvimento individual dos exemplares, e igualmente se verifica uma melhoria ao nível estético e de valorização da paisagem, em pleno PNPG.

Com o aproximar de períodos de temperaturas muito elevadas e com elevado risco de incêndio, as operações vão começar a incidir na beneficiação da rede viária florestal, de modo a que esta esteja transitável no período crítico.

Esperamos avançar com passos seguros para a sua boa conclusão!

REACT ERMIDA

O projeto REACT – Candidatura POCI-07-62G4-FEDER-181708, da Comunidade Local dos Baldios de Ermida, decorre a um ritmo aceitável, após o pedido de alteração da candidatura. Neste momento encontra-se com cerca de 42 hectares intervencionados em povoamentos de pinheiro bravo regeneração natural, restando para estes povoamentos executar apenas cerca de 17 hectares.
Deste modo, dos cerca de 96 hectares propostos a candidatura, estão executadas cerca de 44% das ações previstas na candidatura.
Verifica-se uma boa resposta dos povoamentos às intervenções de controlo de vegetação espontânea e desramações realizadas, verificando-se bons crescimentos na espécie de pinheiro bravo.
Com o aproximar de períodos de temperaturas muito elevadas e com elevado risco de incêndio, as operações vão começar a incidir na beneficiação da rede viária florestal, de modo a que esta esteja transitável no período crítico, bem como no controlo de cerca de 35 hectares de invasoras lenhosas, nomeadamente a mimosa e a austrália.

Esperamos avançar com passos seguros para a sua boa conclusão!

REACT FAFIÃO

O projeto REACT – Candidatura POCI-07-62G4-FEDER-181710, da Comunidade Local dos Baldios de Fafião, decorre a bom ritmo, com cerca de 40 hectares intervencionados em povoamento adulto de sobreiro.
Deste modo, cerca de 65% das ações previstas em povoamento adulto de sobreiro encontram-se executadas, registando-se uma boa resposta do povoamento às intervenções de controlo de vegetação espontânea e podas/desramações realizadas.

Com o aproximar de períodos de temperaturas muito elevadas e com elevado risco de incêndio, as operações vão começar a incidir na beneficiação da rede viária florestal, de modo a que esta esteja transitável no período crítico.

Avançamos a passos largos para a sua boa conclusão!

Financiado como parte da resposta da União Europeia à pandemia da COVID-19