Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês

ABSG-B&W

Entrevista à revista "Produtores Florestais"

 

O Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês em conjunto com os representantes dos Associados dos Baldios de Fafião e Pincães tiveram a oportunidade de participar numa entrevista sobre a certificação de serviços de ecossistemas para a edição nº 11 da revista “Produtores Florestais” da The Navigator Company.


A entrevista teve como objetivo falar sobre as áreas baldias certificadas via FSC® de Fafião e Pincães, localizados em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, para os serviços de ecossistemas de conservação da biodiversidade e sequestro e armazenamento de carbono. Sendo esses territórios localizados em áreas pertencentes à Rede Natura 2000, abordamos a importância da certificação na preservação e conservação da floresta autóctone composta por espécies como o carvalho-alvarinho, carvalho-negral, sobreiro, medronheiro, entre outras. Mencionámos, também, ações de gestão ativa e manutenção que têm vindo a ser desenvolvidas aquando da implementação da certificação nessas áreas, como cuidados silvícolas e ambientais que permitem uma boa resiliência dos ecossistemas florestais aí presentes.


Referimos, ainda, o benefício destas certificações para as comunidades locais de Fafião e Pincães, uma vez que permitem fomentar atividades de turismo da natureza, de hotelaria e de restauração.


Esta entrevista foi uma excelente oportunidade de divulgação do trabalho pioneiro de implementação de certificação de serviços dos ecossistemas realizado até então pelo Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês e dos seus Associados. Pode ler o artigo completo em:

https://produtoresflorestais.pt/sustentabilidade-como…/.