Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês

ABSG-B&W

Comunidade Local de Rio Caldo

Nome: Comunidade Local de Rio Caldo 

Localização: Rio Caldo, Terras de Bouro, Braga 

Área: 571,22 hectares 

 

A Comunidade Local de Rio Caldo, atualmente gerida pela Junta de Freguesia de Rio Caldo em consociação com o Estado, representado pelo ICNF, I.P., possui uma área de cerca de 571,22 hectares. 

Esta Comunidade Local, não é contínua, possuindo duas áreas localizadas nos dois lados da EN 304, que liga Rio Caldo a Covide. Deste modo, possui territórios quer em pleno PNPG, quer no Perímetro Florestal da Abadia. Toda a área encontra-se em RN2000. 

Considerada em tempos como mata modelo pelo ICNF, I.P., a Comunidade Local de Rio Caldo destaca-se pelos seus povoamentos jovens de pinheiro bravo e medronheiro, bem como os seus povoamentos adultos de carvalhos, bétulas e castanheiros. 

Esta Comunidade Local sempre foi suporte para recolha de lenhas e pastoreio para os seus compartes, e possui a sua gestão florestal certificada via PEFC e FSC® 

Atualmente a sua gestão incide sobre a manutenção dos espaços florestais e silvícolas, o aproveitamento da regeneração natural e a defesa da floresta contra incêndios com a implementação de ações preventivas. Esta Comunidade Local é área de intervenção da equipa de Sapadores Florestais 05-112. 

A nível de atividades de lazer, destacam-se o miradouro do S. Bento onde se pode visualizar o mosteiro e as pontes de Rio Caldo, o trilho de S. Bento que percorre ambas as parcelas da Comunidade Local, e de Verão recomenda-se um mergulho na “Cachoeira”, e na “praia da Seara”, dentro do PNPG.