Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês

ABSG-B&W

Comunidade Local de Vilar da Veiga

Nome: Comunidade Local dos Baldios de Vilar da Veiga 

Localização: Vilar da Veiga, Terras de Bouro,

Área: 1.506,66 hectares 

A Comunidade Local dos Baldios de Vilar da Veiga, com uma área de cerca de 1.506,66 hectares é atualmente gerida pelo seu Conselho Diretivo em consociação com o Estado, representado pelo ICNF, I.P.. 

Encontra-se totalmente inserida em PNPG, distribuída por três parcelas baldias. A parcela localizada mais a Oeste, nas voltas de S. Bento (estrada que liga a Vila do Gerês a Campo do Gerês, passando por Lamas) e junto à conduta da EDP, é caracterizada pela forte presença de invasoras lenhosas, em especial a acácia, e mais recentemente a háquea. Neste local têm-se desenvolvido várias ações de controlo de invasoras e de valorização dos núcleos de pinheiro bravo existentes. 

A parcela com menor dimensão, mais a Sul, caracteriza-se pela forte presença de regeneração natural de pinheiro bravo. A presença de invasoras lenhosas já se faz sentir. 

A parcela com maior dimensão, que se localiza desde a albufeira da Caniçada até aos prados da Messe, possui uma elevara variabilidade florestal, que pode ser caracterizada pelos seus povoamentos jovens de pinheiro bravo e medronheiro entre a estrada que liga a Vila do Gerês à Ermida (passando pela Pedra Bela), e a albufeira da Caniçada, pelos seus povoamentos adultos de pinheiro bravo, pinheiro-silvestre, pinheiro larício e núcleos de bétulas entre a estrada que liga a Vila do Gerês à Ermida e o Curral da Carvalha das Éguas. Mais a Norte dominam as pastagens naturais. 

Esta Comunidade Local sempre foi suporte para recolha de lenhas e pastoreio para os seus compartes, e possui a sua gestão florestal certificada via PEFC e FSC® 

Atualmente a sua gestão incide sobre a manutenção dos espaços florestais e silvícolas, o aproveitamento da regeneração natural, controlo de invasoras lenhosas e a defesa da floresta contra incêndios com a implementação de ações preventivas. Esta Comunidade Local é área de intervenção da equipa de Sapadores Florestais 05-113. 

A nível de atividades de lazer, existem vários trilhos (Etapa 15 da GR 50 Peneda-Gerês e o PR3 – Trilho dos Currais) que podem ser utilizados. Existem vários currais, visitáveis dentro de alguns condicionalismos, inerentes à localização em PNPG.