Localização: Cabril, Montalegre, Vila Real
Área: 1.947,80 hectares
É em volta da aldeia de Pincães que esta Comunidade Local se localiza, percorrendo territórios desde a barragem de Salamonde a Sul, e o Alto de Cidadelhe a Norte. Estando localizada em dois distritos (Braga e Vila Real), não é de estranhar que os seus limites se estenda a Noroeste até perto dos Prados da Messe, em Vilar da Veiga.
Localizada em pleno PNPG a sua gestão é feita exclusivamente pelos compartes, através do seu Conselho Diretivo. A exploração de madeira de pinheiro bravo, a beneficiação de espaços florestados, o aproveitamento de regeneração natural de pinheiro bravo e medronheiro e a renovação de pastagens são alguns dos atos de gestão desta Comunidade Local. Também ao nível de proteção de pessoas e bens esta Comunidade Local tem proatividade, através da manutenção da faixa de proteção em volta da aldeia, nos seus terrenos comunitários. Alguns núcleos de sobreiros também ocorrem nesta Comunidade Local.
A gestão florestal desta Comunidade Local é certificada via PEFC e FSC®, e nestas áreas baldias, conjuntamente com a Comunidade Local de Pincães, foram certificados (FSC®) os primeiros serviços do ecossistema no PNPG, nomeadamente ao nível da manutenção da capacidade de retenção de carbono e da conservação da biodiversidade.
A nível da ocupação florestal, predominam os povoamentos puros e mistos de pinheiro bravo, em especial a Oeste da aldeia e a jusante da EN 308. Os povoamentos de folhosas, como carvalho alvarinho e negral e medronheiro surgem a montante da EN 308 e junto à albufeira de Salamonde mais a Sudeste. Mais a Norte predominam as pastagens naturais com alguns núcleos de bétulas.
Ao nível da visitação, podem ser percorridos trilhos como etapa 15 da GR 50 Peneda-Gerês e do trilho da cascata de Pincães. Este último dá acesso à muito conhecida cascata de Pincães, local de visitação de centenas de turistas anualmente.
Outros pontos de interesse são-no o fojo do lobo e a barragem do Porto da Lage, que surge sem antes vermos o maciço Porta Roivas.