Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês

ABSG-B&W

Comunidade Local dos Baldios de Lapela

Nome: Comunidade Local dos Baldios de Lapela

Localização: Cabril/Outeiro, Montalegre, Vila Real

Área: 925,18 hectares

 

A Comunidade Local dos Baldios de Lapela localiza-se maioritariamente na freguesia de Cabril, embora se estenda a Este para a freguesia de Outeiro. Os seus 925,18 hectares estendem-se desde as margens do Rio Cávado a Sul, até à fronteira com Espanha a Norte, estando totalmente inseridos em Parque Nacional da Serra do Gerês.

A gestão desta Comunidade Local é feita em consociação com os compartes, via Conselho Diretivo, e o Estado, via ICNF, I.P., e incide sobretudo na gestão e renovação de pastagens, conservação de espécies florestais autóctones, e no aproveitamento da regeneração natural em especial de pinheiro-bravo e medronheiro.

O seu coberto florestal é composto por espécies autóctones de alto valor ecológico, predominantemente composto por povoamentos de carvalho negral, florestas de folhosas diversas e medronheiros. Conta ainda com alguns núcleos de pinheiro-bravo e sobreiros.

Um vez que a área desta Comunidade Local é constituída maioritariamente por pastagens naturais, serve de suporte à atividade silvopastorícia, apoiando os compartes nas suas explorações agrícolas (gado bovino essencialmente), bem como à Vezeira de gado bovino.

A nível de pontos de interesse turístico podemos encontrar no baldio a cascata de Cela de Cavalos a Sul, além de outras pequenas cascatas distribuídas ao longo do Cávado, bem como do monumento de tributo a João Rodrigues Cabrilho. A Norte, a Comunidade Local entronca no mítico Pico da Nevosa que representa o ponto mais alto da Serra do Gerês, com os seus 1548 metros, e o segundo mais alto de Portugal.  Ao nível de trilhos existentes, verifica-se a passagem da etapa 16 da GR 50 Peneda-Gerês.

 

Lapela (3)