Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês

ABSG-B&W

Comunidade Local dos Baldios de Fafião

Localização: Cabril, Montalegre, Vila Real             

Área:2.083,83 hectares

Localizada em terra de Lobos, a Comunidade Local de Baldios de Fafião, com cerca de 2.083,83 hectares encontra-se totalmente inserida em PNPG, com a particularidade do seu território de estender por 2 distritos, Braga e Vila Real.

A sua gestão é feita exclusivamente pelos seus compartes, através do seu Conselho Diretivo, e incide sobretudo na exploração de povoamentos de pinheiro bravo, na valorização e proteção de povoamentos de folhosas e resinosas, no aproveitamento da regeneração natural de pinheiro bravo e medronheiro e na gestão e renovação de pastagens. A manutenção de áreas de proteção, em especial junto da aldeia é uma preocupação desta Comunidade Local. Para a operacionalização destas ações, a Comunidade Local conta com a eSF 07-118, da qual é entidade gestora.

A gestão florestal desta Comunidade Local é certificada via PEFC e FSC®, e nestas áreas baldias, conjuntamente com a Comunidade Local de Pincães, foram certificados (FSC®) os primeiros serviços do ecossistema no PNPG, nomeadamente ao nível da manutenção da capacidade de retenção de carbono e da conservação da biodiversidade.

Com uma extensão que vai desde o rio Cávado a Sul, até às Fichinhas a Norte, esta Comunidade Local é caracterizada a nível florestal pelos seus povoamentos de pinheiro bravo que percorrem áreas entre o rio Cávado e o Curral de Pinhô até à Roca das Cabreiras. A floresta de folhosas encontra-se mais a Sudeste, junto ao Rio de Fafião, onde na encosta localizada na freguesia de Cabril poderemos encontrar medronhal e carvalhal (carvalho alvarinho e negral), e na encosta na freguesia de Vilar da Veiga, encontramos mais de 50 hectares de povoamento adulto de sobreiro, que ainda não se encontra explorado.

Mais a nível turístico, e a nível de trilhos existentes, verifica-se a passagem da etapa 15 da Gr 50 Peneda-Gerês, do PR1 – Trilho do Pão e do Azeite, do trilho da Vezeira e do trilho de medronhal. Esta Comunidade Local é também conhecida pelo miradouro de Fafião, local onde milhares de pessoas passam anualmente, e onde além da aldeia, se pode ver o fojo de lobos de Fafião.

Existem também silhas de ursos, cabanas de abrigo, além do poço verde e a Ponte da Pigarreira, locais com água límpida e transparente, além de alguns maciços rochosos como a Rocalva.

Em julho, esta Comunidade Local convida à participação no festival “Aldeia de Lobos”!