Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês

ABSG-B&W

Comunidade Local dos Baldios de Cabril

Localização: Cabril, Montalegre, Vila Real 

Área: 4.049,46 hectares 

É na freguesia de Cabril que encontramos o nosso associado com maior área. Os seus cerca de 4.049,46 hectares estendem-se desde a barragem de Salamonde até à fronteira com Espanha, nas Minas dos Carris. 

A gestão desta Comunidade Local, integralmente inserida em PNPG, é feita em consociação entre os compartes, via Conselho Diretivo, e o Estado, via ICNF, I.P.. 

Possui uma área florestada que assenta maioritariamente em povoamentos puros e mistos de pinheiro bravo e medronheiro, embora também se verifique a presença de povoamentos de carvalhos, sobreiros e núcleos de bétulas mais a Norte. 

O pinhal localiza-se sobretudo limítrofe à aldeia de S. Ane, seguindo na encosta até à fronteira com a Comunidade Local de Pincães. Também se verifica uma forte presença de pinhal nas áreas localizadas em frente à praia fluvial da Barca. Os povoamentos de medronheiro ocorrem com maior frequência em estado puro na encosta de S. Lourenço até ao rio Cávado. 

Esta Comunidade Local e possui a sua gestão florestal certificada via PEFC e FSC®, e as suas atividades assentam sobretudo na valorização de povoamentos de pinhal e medronhal, no aproveitamento da regeneração natural, na manutenção de caminhos e na gestão de pastagens. Para a operacionalização destas ações, a Comunidade Local conta com a eSF 06-118, da qual é entidade gestora. 

Ao nível de pontos de interesse e locais visitáveis, desde logo identificamos o complexo mineiro abandonado das Minas dos Carris, cuja visitação tem condicionalismos, via PNPG. Mais a Sul e para fins de recreio existe a praia fluvial da Barca, com parque de merendas para quem quiser usufruir. 

Outros locais de interesse natural existem nesta Comunidade Local, como o teixo centenário, os poços verde de Sobroso, bem como outros locais de interesse como o miradouro de Xertelo, os fojos do lobo de Xertelo e Alcântra a silha dos ursos de Cadeiró ou o Santuário da N. Sr.ª das Neves. Alguns são visitáveis apenas sob autorização prévia. 

Finalmente, e para os amantes das caminhadas, podemos percorrer as etapas 15 e 16 da GR 50 Peneda-Gerês, o PR 9 – Trilho dos Poços Verdes de Sobroso e o Trilho de S. Lourenço. 

Esta Comunidade Local comunha muito das suas tradições, pelo que todos os anos atividades como as Carrejadas, passeios pedestres e convívios entre os compartes e outros convidados ocorrem, e fortalecem o espírito comunitário desta Comunidade Local.